quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Desafio Literário: A Costureira + Terra Cruz

"A Costureira" e "Terra Cruz" foram livros que escolhi aleatoriamente em um dos estandes da Bienal Alagoas 2015. Deixei essas obras para serem avaliadas de última hora. São livros fantásticos, e - acredito eu - pouco conhecidos, pois ainda temos a falha mania de valorizar os lançamentos das grandes editoras, menosprezando as obras de autores e editoras tão pouco conhecidas. Espero muitíssimo que curtam essas dicas. Boa leitura!



A Costureira - Kate Alcott (Editora Geração)
Sinopse em meu Ponto de Vista:

1912:

Tess Collins é uma jovem inglesa que está cansada da vida de empregada que vive em seu país. Seu grande sonho é torna-se uma grande costureira. Mal sabia ela que conseguiria ser acompanhante de uma das melhores estilistas da época, Lady Duff Gordon - sua ídola do mundo da moda. -, na viagem inaugural do maior navio já feito na época, o Titanic. A elegante e rica estilista tem um gênio forte. Tess terá que enfrentar o lado ruim da alta sociedade se quer, realmente, vencer na vida. Por isso enfrentará as constantes extravagâncias de sua madame. Em troca, a grande Lady Duff, a ensinara os ramos da alto costura.
Tudo esta ocorrendo como um sonho na vida da jovem Tess, ela estava a bordo de um navio luxuoso junto de sua maior ídola, em busca da concretização de um futuro. Não iria mais lavar banheiros sujos, nem aguentar reclamações de donas de casa. Iria ser livre nos Estados Unidos. Esse desejo estava se concretizando, parecia que nada daria errado se não fosse a trágica noite em que o navio, supostamente inafundável, se choca contra um iceberg. Tess e Lady Duff sobrevivem de formas diferentes ao naufrágio, junto de algumas pessoas. Quando se pensava que tudo tinha acabado, as duas teriam que enfrentar os escândalos após ao acidente; Quem era o culpado? Quem ajudou quem, a sobreviver? Deixaram as pessoas morrerem? Porque não havia botes o suficiente? 
Em meio a esse caos judicial, Tess terá de sobreviver em um mundo novo. Num país novo. Esse brilhante romance irá nos contar duas estórias de duas mulheres diferentes, e ao mesmo tempo iguais no gosto pela costura.

Opinião Crítica:

Em poucas palavras, eu nunca me peguei tão apaixonado pela drástica história do Titanic, depois do filme estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslat, como agora, depois de ler esse livro.  Livro, ao qual, me fez assistir documentários, filmes, séries, filmagens antigas sobre o mais famosos naufrágio da história. Me senti um repórter, desenterrando arquivos mortos dos tripulantes daquele fatídico navio. Pois, "A Costureira" conta de uma forma de ficção, e ao mesmo tempo, com fatos reais, como as pessoas reagiram a essa catástrofe marítima. Detalhes importantes que eu jamais notaria, se fosse só para contar a história do naufrágio. Existem muitas coisas a serem contadas logo após ao acidente, como por exemplo, o que aconteceu com os sobreviventes. Pode-se dizer que fiquei um pouco obcecado, até.  (Risos)
O lado negativo do livro foi alguns erros que achei no português, na estrutura e em palavras escritas erradas. Isso me desagradou muito.
Ao todo o livro fala sobre sonhos, e de como somos capazes de realiza-los. A personagem Tess é apaixonante, embora que, as vezes, temos vontade de tacar um tomate podre nela. Ah, não posso me esquecer de citar um fato: haverá romance, claro! Tess ficará dividida por dois homens totalmente diferentes. (Não gostei disso, também.)
Enfim... Espero que leiam esse livro, e espero muitíssimo que, quando lerem venham me falar o que acharam.




Terra Cruz - Fernando Brum (Novo Século)

Sinopse no meu Ponto de Vista:

Santiago é um jovem professor de matemática que trabalha em uma faculdade da pequena cidade de Terra Cruz, interior de Belo Horizonte. Ele vive em uma modesta casa com sua mãe Elvira. Têm poucos amigos, e um deles é o misterioso Samuel. A mãe de Santiago desaprova totalmente essa amizade, pois, pra ela, Samuel é má influência. Porém, apesar das advertências de dona Elvira, Santiago mantém a amizade com o misterioso rapaz. No outro lado da cidade um ônibus turístico repleto de pessoas com manias exóticas, estacionam em frente a entrada da cidade na intenção de participarem da inauguração da boate OVNI, primeira naquela cidadela. Mal sabem os moradores de Terra Cruz que se trata de um ônibus repleto de vampiros sedentos de sangue, e que estão em busca de vingança, em busca de um vampiro chamado Saurel.
Como se não bastasse esse perigo  alguns moradores de Terra Cruz estão desaparecendo, outros relatam que foram abduzidos por naves vindas de outro planeta. Sera um ataque de ETs? 
Pelo que observamos, a pequena Terra Cruz está bastante movimentada ultimamente.

Opinião Crítica:

"Terra Cruz" me surpreendeu pela originalidade e me desapontou pelo excesso de mistura folclórica. Misturar vampiros com ETs não foi uma boa idéia, ao meu ver. Apesar disso, sua estória é envolvente a partir da metade do livro. Tive dificuldades de me envolver com os personagens no início, e fiquei desapontado com erros de português, acredito que não revisaram bem o livro. O final foi razoável. Mesmo assim, recomendo a obra de Fernando Brum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário