terça-feira, 19 de novembro de 2013

Crepúsculo: O Melhor Livro da Década

Muitos o criticam, outros o amam. Não dá para negar que o livro Crepúsculo é, e continua sendo, o assunto mais comentado no mundo literário. A quem defenda a obra das criticas, afirmando que o mesmo é um dos melhores livros já escritos no mundo, contudo á outras pessoas que não concordam com esse fato e permanecem a dizer que tudo não passa de “modinha”. Nesse post de hoje irei abordar esse assunto tão discutido até hoje, e contarei com ajuda de alguns escritores de literatura fantástica e leitores do gênero.


Tudo começou com a febre do filme nas telas dos cinemas mundiais, em seguida surgiam os leitores que leram primeiro o livro, e quando menos esperávamos o fenômeno intitulado pela mídia surgiu. Crepúsculo é sem duvidas um dos livros mais comentados e criticados pelo mundo editorial e literário, até hoje. Uma das razões que levou a escritora – Estephenie Meyer – a escrever a obra Best-Seller mundial, Crepúsculo, foi um sonho que teve enquanto dormia – obviamente –, enfim escreveu pensando no final da estória o que gerou quatro livros. Estephenie conseguiu, graças a Crepúsculo, ser uma das escritoras mais famosas dos ultimo tempos e ficando em 59° lugar como a celebridade mais poderosa, no ano de 2010, com um salário de 40 milhões. Também foi considerada um dos “novos autores mais promissores de2005”. Os livros da saga Crepúsculo já venderam mais de 120 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se, enfim, um fenômeno literário mundial. Com todos esses prêmios e consagrações, como não considerar a obra um sucesso? 


Vamos descobrir nessa matéria especial o que os leitores e escritores acham sobre esse sucesso que tanto é motivo de discutições entre fãs e críticos de literatura. Será que a saga Crepúsculo foi responsável pela “modinha” das sagas vampirescas e fantásticas? Porque Crepúsculo ainda faz sucesso, e qual o motivo desse sucesso? Leiam agora as opiniões dos novos escritores nacionais da literatura fantástica e o que eles acham desse assunto.

Contamos com as participações dos novos talentos nacionais: Karen Soarele, Maud Epascolato,e Jeremias Soares.

Jeremias Soares (Autor do livro "O Sobrado da Rua Velha)
"Muitas adolescentes se identificaram com a protagonista da saga - Bella - e suspiraram com a história de amor dela com Edward. E toda a história de amor contagiante faz sucesso. Para mim, esse foi o mérito de Crepúsculo.
Agora minha opinião pessoal sobre a saga. Não cheguei a ler os livros, mas vi todos os filmes e conheço um pouco do contexto da obra como um todo. Honestamente não gosto de "Crepúsculo", pois a autora fantasiou muito a respeito dos vampiros, tornando-os de certa forma mansos e humanizados demais nos sentimentos. Por outro lado, inseriu poderes típicos de "X-men". Distorceu um dos mitos dos assustadores do gênero horror.
Mas eu respeito demais o sucesso da saga. Ela encontrou um público alvo e entregou justamente o que ele queria".

Maud Epascolato (Autora do livro "Medo do Escuro e outras histórias)

Maud fez questão de deixar claro que não leu o livro, pois não curte muito estórias de vampiros. Contudo sobre o sucesso do livro de Crepúsculo, e como pôde ficar tão famoso, Maud disse:

"Minha opinião é que teve um bom marketing."


Karen Soarele (Autora da trilogia Crônicas de Myriade)

Karen foi muito exata. Disse logo que não gostou da saga Crepúsculo, e que parou no primeiro livro.

"Eu detestei o primeiro livro, tanto que nem li os demais."



Nossos leitores também querem deixar suas opiniões e falaram o que acham da saga. 







O que deu para perceber foi o quanto a controvérsias de ambos os lados. Uns amam e outros nem tanto... Apesar de tudo o que lemos nessa matéria especial, a saga Crepúsculo entrou na historia literária e cinematográfica como um dos fenômenos que mais obteve fãs no mundo todo. O que nos resta é respeitar a obra e seus fãs leitores. O que eu acho...? Acredito que o livro fez sua parte no mundo literário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário