segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Entrevista com o escritor Jeremias Soares

Oi gente ! Aqui estou eu, novamente com mais uma entrevista super bacana com um novo talento literário. Jeremias Soares.

Descobri esse autor por acaso, em uma das minhas pesquisas pela internet. O que me deixou mais interessado foi o gênero que ele escreve; Terror. Como vocês sabem, eu também estou escrevendo um livro de terror e então decidi saber um pouco como Jeremias criou o dele e quais foram suas inspirações... Procurei o contato dele e então achei uma boa idéia pedir uma entrevista. Espero que vocês gostem!


Jeremias Soares nasceu em Porto Alegre, no ano de 1983. O gosto por leitura começou quando criança – Quem tem dom para algo não consegue deixá-lo de forma alguma – ele escrevia revistas em quadrinhos e jornais para “vender” aos pais. Já na adolescência foi redator de uma revista para jovens... O gosto imenso, ao ponto de escrever sua primeira obra, foi na fase adulta, onde teve interesse em literatura fantástica.


Vamos saber mais sobre esse novo talento na entrevista abaixo!

  S&E: Quando teve interesse em pegar um livro e lê-lo? 

Jeremias: O primeiro livro que tive realmente uma grande vontade de ler foi O Exorcista. O interesse veio por causa do filme. A partir da primeira leitura, virei fã de livros de terror.

 S&E: Como surgiu a idéia de escrever um livro?

Jeremias: Surgiu após eu ler uns três ou quatro livros de Stephen King. Como eu gostava de escrever redações e mentalizava algumas histórias, resolvi arriscar. Isso faz uns doze anos, mais ou menos. Mas somente em 2012 eu decidi publicar meus escritos.

 S&E:   O que te motivou na escolha do gênero terror? 

Jeremias: Foram as influências. Eu comecei a devorar os livros do gênero e percebi que, além de trazerem coisas assustadoras, eles exploravam ao máximo a personalidade humana. Acho que o contato com o desconhecido faz aflorar na pessoa as mais interessantes reações. Essa á graça do terror.

  S&E:  Você teve apoio dos seus amigos e familiares, quando disse que estava escrevendo um livro? 

Jeremias: Sim, demais. As pessoas ficam orgulhosas, mesmo quando sabem que o trabalho é ainda amador. Tenho a sorte de ter familiares, amigos e namorada que me ajudaram em todos os momentos.

S&E:   Quais os obstáculos que enfrentou para concluir sua obra? 

Jeremias: Deixar o livro do jeito que eu queria, encontrar uma editora, investir dinheiro e descobrir uma maneira de divulgá-lo adequadamente.

  S&E: Qual sua opinião sobre a literatura no Brasil? 

Jeremias: Repleta de bons autores e excelentes ideias. Não deve em nada à literatura de outros países. Falta ela ser melhor reconhecida pelo público em geral.

   S&E: Você aposta na literatura terror/suspense no Brasil? 

Jeremias: Aposto! Existem muitos escritores bons por aí que criam coisas bem interessantes. Os autores da The King mostraram isso com contos incríveis. A literatura de terror/suspense no Brasil está ficando em evidência. E vai crescer ainda mais.

   S&E: Quais seus escritores nacionais favoritos? 

Jeremias: Vou ficar devendo essa porque receio esquecer alguém importante.

  S&E: Quais livros de terror você nos indicaria? 

Jeremias: De Stephen King, indico O Cemitério, A Dança da Morte, O Iluminado, A Hora do Vampiro, Christine, Angústia e A Coisa. Cito também O Exorcista de William Peter Blatty e Os Mortos-Vivos de Peter Straub. Dos nacionais, indico as coletâneas The King, Contos Medonhos e Névoa – Contos Sobrenaturais de Suspense e de Terror. Gostei do livro A Casa de André Vianco, mas ele não é terror, embora tenha enfoque sobrenatural.

 S&E:  Você já tem novos projetos para começar a escrever? 

Jeremias: Tenho dois livros prontos. Um para lançar em 2014

  S&E: O que você falaria para os jovens talentos que estão no mesmo gênero que o seu e querem publicar suas obras? 

Jeremias: Primeiramente, fazer uma análise criteriosa do seu próprio trabalho. Levar os escritos para pessoas que possam dar uma opinião sincera. Isso é importante para não investir dinheiro e dedicação a toa. Segundo conselho: não esperar as coisas caírem do céu. É importante usar as redes sociais para divulgar o seu trabalho e ser profissional em todas as etapas do processo de publicação. Exigir da editora e dar em troca um grande profissionalismo. Sobre as histórias, sugiro algo: situem as tramas no Brasil, usando personagens brasileiros (isso ajuda na imersão).

S&E: Agradeço desde já sua disponibilidade para essa entrevista.

Jeremias: Eu que agradeço pela oportunidade. Um grande abraço aos amigos do Sangue & Esmeraldas.

Vocês podem saber mais sobre o autor e sua obra "O Sobrado da Rua Velha" entrando no blog abaixo, eu já recomendo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário