sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Minha Opinião: O Senhor do Lado Esquerdo - Alberto Mussa


Em 1913 um assassinato é descoberto num dos quartos da antiga casa da Marquesa de Santos no Rio de Janeiro, agora conhecida como a Casa das Trocas - prostíbulo refinado e local secreto para encontro de casais. -, onde a mesma é encoberta como fachada por uma clínica médica, com a diretoria de um médico obcecado pelas fantasias sexuais das mulheres.
Um perito da policia cientifica, e frequentador da casa, se envolve na investigação do caso, se deparando com um sujeito malandro do cais do porto, tendo ele como suspeito do crime. Ao passar dos dias com a investigação, ambos acabam num duelo de quem é o melhor sedutor da cidade. Essa é uma entre outras histórias curiosas que você encontra nesse romance escrito por Alberto Mussa, deixando-nos boquiabertos com tamanha obra de arte da literatura brasileira.
O livro possui uma leitura sofisticada da lingua portuguesa, é necessário ler com bastante atenção e compreensão para não perder detalhes ricos. Senti dificuldades para acompanhar a obra de início, mas ao decorrer do tempo me apeguei aos personagens,principalmente entre o perito da policia e o malandro capoeira - muito bom! 
O rumo da história é todo baseado nessa investigação; quem matou o secretário da presidência?
A cada pista encontrada nos deparamos com um personagem novo, uma historia nova, e um final surpreendente. Uma das maiores riquezas desse livro é a cultura carioca descrita encantadoramente nas páginas. Conhecemos curiosidades extraordinária da época, viajamos no tempo e sentimos o que as pessoas sentiam ao usarem as vestes daquele século. É incrível!
Esse foi o primeiro livro que li do autor Alberto Mussa, acabei descobrindo que ele é um prestigiado autor com obras publicadas no exterior. Com certeza entrará na lista de autores favoritos. Lembrando que "O Senhor do Lado Esquerdo" é um livro adulto. Recomendo apenas para maiores.

Boa Leitura !


Nenhum comentário:

Postar um comentário